CRM01/04/2013 às 11h44

Empresa brasileira de CRM cria versão móvel de seu sistema

Fernando Paiva

A BExpert é uma empresa brasileira especializada na instalação e manutenção de sistemas de CRM (Customer Relationship Management) com dez anos de experiência. A maior parte da sua receita (cerca de 80% do total) provém de contratos relacionados a projetos com o CRM Siebel, da Oracle, mas a BExpert possui também uma plataforma de CRM própria, que conta atualmente com 12 clientes de grande porte em diversos setores da indústria. Em 2011, a BExpert criou uma área interna dedicada a inovação que tem entre seus objetivos o desenvolvimento de produtos para mobilidade. O primeiro fruto dessa iniciativa chega agora: o BExpert eMob, braço móvel do CRM da companhia.

A proposta do eMob é integrar informações do CRM de uma empresa com sua força de vendas nas ruas. "A velocidade de troca de informações com o vendedor na ponta está cada vez maior. E os ciclos de faturamento estão ficando mais rápidos", explica Daniel Huallem, CEO da BExpert. Ele lembra também da possibilidade de envio e recebimento de dados georreferenciados entre o CRM e os funcionários em campo, o que é uma das vantagens do uso de ferramentas móveis. O executivo sabe que já existem diversas ferramentas móveis de automação de força de vendas no mercado, mas aponta o know-how da BExpert com CRM como diferencial.

O eMob pode funcionar tanto com o CRM da BExpert quanto ser integrado a sistemas de terceiros. A ferramenta pode ser totalmente customizada para cada cliente. Huallem espera lançar pelo menos dois projetos com o eMob este ano. Um deles será com uma seguradora e o desenvolvimento já está em andamento.

A BExpert registrou faturamento de R$ 13,5 milhões no ano passado e estima crescer cerca de 20% este ano, alcançando uma receita próxima a R$ 16 milhões. Huallem projeta que o eMob contribuirá para que dentro de dois anos 30% do faturamento da companhia provenha de sistemas próprios.