Artigo01/11/2017 às 09h09

Atualização de sistemas operacionais de celulares: fazer imediatamente ou não?

Vincenzo Di Giorgio, da Dinatech Brasil

A Apple liberou recentemente a versão iOS11 para seus dispositivos. Algumas avaliações fizeram duras críticas, entre elas de que a duração da bateria do celular chegou a diminuir em 50% em relação à versão anterior. O que muita gente não sabe é que esperar para atualizar o sistema operacional de seu smartphone pode ser uma boa opção.

Portanto, cito algumas dicas básicas para não ser pego de surpresa após atualizar o sistema do seu aparelho.

1) Faça o backup dos seus dados. Por mais que as empresas de tecnologia confirmem com frequência que nenhuma informação será apagada do seu celular, uma falha pode acabar fazendo com que perca algum dado importante que não esteja armazenado em nuvem. E a dica vale tanto para o iOS, ainda que o dispositivo ofereça armazenamento no iCloud, como para Android.

2) Atualizar o sistema assim que a nova versão do software é liberada não é obrigatório. E até que seu celular fique inviabilizado para uso por falta de atualização vai levar um bom tempo. Às vezes um novo design, uma nova função ou a possibilidade de instalar novos recursos pela loja de apps pode trazer uma certa ansiedade, mas vale a pena esperar alguns dias e ler as reviews dos especialistas antes de fazer o upgrade.

3) É claro que as empresas não têm como objetivo prejudicar o funcionamento de seus dispositivos através de nova atualização do software, mas é importante saber que quanto mais antigo for o seu modelo de smartphone, mais chances ele tem de apresentar problemas de execução. Entre esses problemas, os mais comuns são a tela travada, a dificuldade na hora de desbloquear a tela principal e os apps que param de funcionar de forma simultânea (como um player de música e uma rede social), além de mau desempenho durante os jogos. Portanto, veja através do site da empresa se o seu aparelho é compatível com a nova atualização e se eles recomendam o upgrade.

4) Não deixe de verificar se o seu aparelho está com carga suficiente para a atualização. Desta forma, você evita que o celular tenha problemas de instalação e você precise até mesmo levá-lo para reparo.

5) Salve as configurações de seus aplicativos e jogos. O exemplo é simples: imagina se você está há muito tempo se divertindo em um jogo, consegue avançar nas fases mais difíceis e, de repente, o jogo começa a travar ou você perde os dados da fase que estava. Para isso, muitos jogos e apps permitem que você vincule a sua conta a redes sociais, como Facebook, para poder garantir que não perca o seu tempo retomando tudo que já conquistou. E, vamos combinar, alguns jogos são bem difíceis e muito tempo é investido para chegar a determinadas fases.

Anote as dicas e boa sorte nas próximas atualizações!

Vincenzo Di Giorgio é CEO da Dinatech Brasil