Saúde01/11/2017 às 14h34

Your.MD

Henrique Medeiros

Os bots fazem parte de nossas vidas. Parece um universo distante e muito próximo do mundo científico conversar com robôs, mas eles ajudam com nossas compras, resolvem problemas em contas, organizam nossas tarefas, contratam profissionais para atividades do dia a dia, e agora até cuidam da nossa saúde.

O aplicativo Your.MD (Android, iOS, Facebook Messenger, Kik, Slack, Telegram, Skype) é um health bot que ajuda o paciente a diagnosticar qual problema possui. Revisado e assegurado por médicos do sistema de saúde britânico (NHS), ele funciona em um esquema de pergunta e resposta sobre condições e sintomas que a pessoa sente naquele instante.

O app usa inteligência artificial que simula uma anamnese, ou seja, um questionário médico. Depois de responder a uma bateria de perguntas, ele apresenta as informações de doenças, assim como causa e tratamento e, se necessário, qual especialista deve fazer o atendimento médico.

Outras funções do aplicativo são: glossário com as doenças (Health A-Z); sistema de busca de profissionais de saúde (Health Services Directory); falar com um médico e pedir um atendimento (Speak-to-a-doctor); sincronização com apps de saúde (Health Tracker); e opção para traçar e acompanhar metas de melhorias da saúde (Health Goals).

Pesa contra o Your.MD o fato de ele ser todo em inglês e de ter apenas conexões com médicos apenas fora do Brasil, em sua maioria América do Norte, Reino Unido e África. No entanto, este app mostra o quão avançados podemos chegar com os bots e com a inteligência artificial.

Sistema operacional: Android, iOS e aplicativos de mensageria

Preço: Gratuito