O governo brasileiro confirmou o lançamento do Documento Nacional de Identificação (DNI) para a próxima segunda-feira, 5, em cerimônia no Palácio do Planalto com a presença do presidente Michel Temer, além de membros do legislativo e judiciário. O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) é o órgão responsável pelo DNI e o app foi desenvolvido pela empresa MBA Mobi.

O documento será apresentado na forma de um aplicativo para Android e iOS que vai unir as informações do cidadão em um único local. Num primeiro momento, o DNI contará apenas com dados de título de eleitor e CPF. Para o desenvolvimento do aplicativo foi utilizada a base de fotos em alta definição e de impressões digitais, coletadas pelo Tribunal Superior Eleitora (TSE), de 73 milhões de eleitores que se cadastraram para as eleições com biometria.

Outra tecnologia do DNI é o QR Code do Serpro. Ele apresenta imagens, itens de informação e garante a segurança do documento. Este código QR pode ser lido por meio do Lince, um app criado pelo Serpro que faz a leitura da CNH Digital.

Durante os dois primeiros meses, o app será usado apenas por funcionários do Ministério do Planejamento e Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em piloto. Após os testes, a expectativa do governo é o que o aplicativo do DNI chegue às lojas Google Play e App Store no dia 1º de julho. Vale frisar que apenas os usuários que estão com registro biométrico e situação regularizada junto à Justiça Eleitoral poderão ter acesso ao app.