MWC 201502/03/2015 às 13h31

Samsung Pay no Brasil: plano é lançar a tempo das Olimpíadas do Rio de Janeiro

Fernando Paiva, de Barcelona

O Samsung Pay, serviço de pagamento móvel da Samsung anunciado junto com seus novos smartphones top de linha, já tem previsão de chegada ao Brasil: em 2016, antes das Olimpíadas do Rio de Janeiro. Pelo menos esse é o plano da empresa, revelou a este noticiário o seu vice-presidente executivo de comércio móvel, Injong Rhee, que participa esta semana do Mobile World Congress (MWC), em Barcelona.

Os primeiros mercados a receberem o Samsung Pay serão os EUA e a Coreia do Sul, em meados deste ano. Em uma segunda etapa, até dezembro, o serviço será implementado na Europa e na China, informa Rhee.

Elemento seguro

O elemento seguro no Samsung Pay vai combinar duas localizações: dentro do aparelho, no caso, o Galaxy S6 e o S6 Edge, e na nuvem, com o Hostcard Emulation (HCE), do Android, e a solução de tokenização das bandeiras de cartão de crédito. A escolha de uma solução híbrida permite que os pagamentos aconteçam com segurança mesmo quando o consumidor estiver sem conexão com a Internet – aí é usado o elemento seguro no aparelho.

O Samsung Pay tem como principal vantagem o fato de usar a tecnologia MST (magnetic secure transaction), que consegue transmitir dados por aproximação com qualquer máquina de POS, mesmo aquelas sem NFC. Cabe destacar que ele também opera com NFC.