O Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV) publicou uma série de novas regras nesta segunda-feira, 2, para as empresas realizarem testes com veículos autônomos. Com a mudança, as companhias podem se registrar para fazer três tipos de prova: teste com piloto, permissão para teste autônomo e lançamento.

Cada uma das três categorias passa a ter regras específicas para os testes. Por exemplo: o piloto precisa conhecer o carro e ser contratado da empresa que realiza a prova; em permissão com teste autônomo, a companhia deve fazer testes de autonomia em ambiente controlado e garantir que o carro funcione em SAE 4 ou 5; e, em lançamento, as companhias devem garantir que os carros suportem qualquer tipo de adversidades nas estradas e ruas.

O novo conjunto de regras surge após dois acidentes fatais com carros autônomos acontecerem no último mês de março. Um ocorreu com um veículo de testes da Uber, e outro com um carro Tesla X que estava com o piloto automático acionado.

O estado da Califórnia foi o primeiro dos Estados Unidos a liberar testes com carros autônomos. Na época, a Waymo (então Google X) foi a companhia que iniciou os testes.