Funcionários da alfândega de Shenzhen, centro tecnológico da China, prenderam um grupo de criminosos que usava drones para contrabandear o equivalente a 500 milhões de iuanes (US$ 79,8 milhões) de smartphones de Hong Kong para Shenzhen, informou o jornal Legal Daily seguido da Reuters.

Vinte e seis suspeitos foram presos por usarem drones para transportar dois cabos de 200 metros entre Hong Kong e o continente para fazer o transporte de iPhones recondicionados, disse o jornal sobre a repressão das alfândegas de Shenzhen e de Hong Kong.

Funcionários da alfândega de Shenzhen afirmaram em uma coletiva de imprensa que esta é a primeira vez que um caso de drones usados para contrabando foi encontrado na China.

Os contrabandistas normalmente operavam depois da meia-noite e só precisavam de segundos para transportar pequenos sacos com mais de 10 iPhones usando os drones, segundo o relatório. A gangue poderia contrabandear até 15 mil telefones através da fronteira em uma noite, disseram os funcionários da alfândega.

Regulamentação

Regulamentar o uso de drones tornou-se uma tarefa importante para a China, a maior fabricante mundial de drones de consumo. A China publicou regras rigorosas no ano passado para lidar com incidentes envolvendo aviões não tripulados.

A alfândega de Shenzhen foi citada pelo Legal Daily dizendo que iria monitorar de perto novos tipos de contrabando com dispositivos de alta tecnologia e aumentar sua capacidade com equipamentos técnicos, incluindo drones e monitores de alta resolução para detectar atividades de contrabando.