No primeiro trimestre deste ano foram distribuídas ao varejo mundial 50,4 milhões de unidades de tablets e de aparelhos "dois em um" (aqueles que funcionam como laptop e tablet), de acordo com levantamento do IDC. Isso representa uma queda de 35,7% em relação ao quarto trimestre de 2013, o que em parte pode ser explicado por razões sazonais, já que no quarto trimestre há o Natal. Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, esse volume representa um crescimento de 3,9%, o que demonstra uma desaceleração do mercado, que já cresceu em patamares de dois e até três dígitos no passado. A tendência de estagnação é atribuída pelo IDC a dois fatores: o sucesso de smartphones com telas maiores e uma espera maior por parte do consumidor antes de trocar de tablet.

Market share

A Apple manteve a liderança nesse mercado, com 16,4 milhões de unidades de iPads distribuídas no primeiro trimestre, o que representou uma participação de 32,5%. Um ano antes, quando vendera 19,5 milhões de unidades, a empresa detinha 40,2%.

Quem tem motivos para comemorar é a Samsung, cujas vendas subiram de 8,5 para 11,2 milhões de unidades, na comparação anual entre trimestres, fazendo seu market share elevar-se de 17,5% para 22,3%.

Em 12 meses, a participação da Asus caiu ligeiramente (passou de 5,4% para 5%) e a da Lenovo saltou de 1,3% para 4,1%. A Amazon, por sua vez, viu seu market share cair quase pela metade, baixando de 3,7% para 1,9%. O restante dos fabricantes somaram 34,2% do mercado de tablets e "dois em um" no primeiro trimestre deste ano, ou 17,2 milhões de unidades. Um ano antes, representavam 31,8% do total, ou 15,5 milhões de unidades.