A ideia de jogar no celular e se exercitar parece um pouco demais. Não estou falando de brincar com o jogo da cobrinha (Snake) do Nokia e “puxar ferro” ao mesmo tempo; ou ficar caçando Pokémon, mas, sim, da concepção de se exercitar e divertir-se com um jogo móvel. Essa é a proposta do Fitness RPG (Android, iOS), um game mobile que também é um aplicativo de exercícios.

O app usa a gamificação por meio do RPG (Role Playing Game) e pedômetro via celular. Nele, à medida que o usuário caminha, o Fitness RPG registra os seus passos e permite que o gamer os troque por energia para deixar seu personagem mais forte. O usuário pode sincronizar seus passos com Fitbit, Google Fit ou Apple HealthKit para ter mais precisão na hora de coletar moedas e energia.

No jogo, o gamer luta em um campo de batalha contra as forças negras que tomaram a cidade de Fitland. Este campo de batalha é dividido por etapas, como acontece em outros jogos, como Candy Crush Saga ou Angry Birds. Nas batalhas, os usuários podem usar espadas e itens colecionáveis que incrementam ataques e defesas.

A pessoa também pode treinar mais de um personagem e ter um time de heróis. Com a equipe montada e seus personagens fortalecidos, o usuário também pode entrar em duelos com outras pessoas ao redor do planeta nas lutas na “Arena”.

Desenvolvido pela chinesa Shikudo, o game é bem interessante e cumpre o que promete: ele coloca você para praticar exercícios, ao mesmo tempo em que se diverte. Também conhecido como Fitness Fantasy, o único problema do jogo é não ter versão em português, ainda.