Lojas de aplicativos02/07/2018 às 21h05

Facebook é o app mais popular em 10 anos de App Store

Henrique Medeiros

O Facebook foi o aplicativo mais baixado em 10 anos de existência da App Store. A notícia faz parte de levantamento feito pela App Annie. Atrás do Facebook aparecem Facebook Messenger, YouTube, Instagram, WhatsApp, Google Maps, Snapchat, Skype, WeChat e QQ.

Entre os apps que mais geraram receita na primeira década da App Store, o Netflix lidera. Em seguida aparecem Spotify, Pandora Rádio, Tencent Vídeo, Tinder, Line, iQIYI, HBO Now, Kwai e QQ. Importante frisar que a análise da empresa não considera aplicativos pré-instalados, nem receita gerada fora do sistema de billing da Apple.

Por empresas

Ironia do destino ou não, o Google – principal rival da Apple no segmento – é a empresa com mais downloads na história da App Store. Neste ranking, aparecem atrás do Google, Facebook, Tencent, Baidu, Alibaba, Microsoft, Outfit7, Amazon, IAC e Meitu. Em relação a faturamento, a Tencent é a companhia que mais gerou gasto dos consumidores. IAC, Line, Netflix, Spotify, Pandora, Baidu, Time Warner, Microsoft e Smule aparecem em seguida. Neste item, a App Annie excluiu os apps de games.

Jogos

A companhia de análise também divulgou os games mais populares nos dez anos da App Store. O Candy Crush Saga é o mais baixado em toda história do marketplace da Apple. Subway Surfers, Fruit Ninja, Clash of Clans, Honour of Kings, Minion Rush, Angry Birds, Tempe Run 2, Temple Run e Asphalt 8 fecham a lista dos dez apps de games com downloads.

Entre aqueles apps que geraram mais receita, o Clash of Clans lidera o ranking. Atrás dele aparecem Candy Crush Saga, Monster Strike, Puzzle & Dragons, Honour of Kings, Fantasy Westward Journey, Game of War – Fire Age, Fate/Grand Order, Clash Royals e Pokémon Go.

Por sua vez, a Eletronic Arts foi a empresa que mais teve downloads de games na App Store. Tencent, Gameloft, Rovio, Glu, Disney, Zynga, TabTale, Storm8 e Ubisoft aparecem em seguida. E, assim como acontece fora dos games, a Tencent foi a companhia que mais obteve gastos dos usuários. Logo atrás aparecem Supercell, NetEase, King, MZ, mixi, GungHo, Eletronic Arts, Activision Blizzard e Bandai Namco.