O aplicativo de busca de imóveis VivaReal anuncia o lançamento da versão para Android nesta semana. O app para iOS já havia sido lançado recentemente e teve 25% de aumento nos downloads em cerca de dois meses. A estratégia mobile vem depois de a empresa perceber um crescimento de 700% nos acessos móveis do portal imobiliário de 2011 a 2013.

O app permite a localização de propriedades de acordo com a geolocalização do usuário. "A função base do aplicativo é poder pesquisar facilmente por imóveis, de qualquer lugar que o usuário esteja e em qualquer horário. Essencialmente, ele vai poder continuar sua busca quando não está no computador, mas está na rua, ou no ônibus", diz o head da área mobile do VivaReal, Arian Razzaghi. Outra característica importante da ferramenta é a busca avançada, que possui filtros dos tipos de propriedades, número de quartos, preço, área, número de vagas de garagem, entre outros.

A versão para Android será um pouco diferente da versão para iOS. "O design será diferente, porque passamos mais tempo trabalhando nele, queríamos otimizar o layout para ser mais intuitivo e melhor para o usuário", conta Razzaghi. Nos próximos três meses, o app ainda deve ganhar funções para que o usuário salve seus imóveis preferidos, tome notas e tire fotos das propriedades para refinar a busca.

O objetivo da empresa é tornar o aplicativo o mais sincronizado possível com o website. Os anúncios de imóveis são os mesmos nas duas plataformas, e o modelo de monetização é baseado no pagamento de anúncios pelas imobiliárias e construtoras. O download e utilização são totalmente gratuitos para o usuário final.

O VivaReal está presente em diversos países nas Américas, como Estados Unidos, México e Colômbia, mas o Brasil tem sido o foco principal da empresa. "Focamos no Brasil, porque é a economia que mais cresce na América Latina, onde há mais pessoas e mais imóveis", afirma Razzaghi. O executivo também leva em conta o mercado aquecido e o fato de o Brasil ser a fonte mais importante de receita para a empresa.