As ameaças do mundo virtual gradativamente migram da web tradicional para as redes celulares e dispositivos móveis. Em uma pesquisa internacional realizada pela empresa de segurança Arbor Networks com 290 gestores de TI, 25% daqueles que trabalham em operadoras móveis revelaram ter identificado ataques DDoS (distributed denial of service) contra suas redes no ano passado. E 29% não souberam responder por falta de visibilidade para perceber esse tipo de ataque. Um ano antes, apenas 10% dos entrevistados da mesma pesquisa haviam relatado esse tipo de ataque à infraestrutura móvel. Dentre os 290 entrevistados, 42% atuam em operadoras celulares.

O DDoS é um ataque em que várias máquinas acessam simultaneamente o mesmo serviço, tirando-o do ar por sobrecarga de pedidos. Nas redes móveis dos entrevistados para a pesquisa, em 59% dos casos os servidores DNS foram afetados. Os roteadores e switches, por sua vez, foram impactados em 48% dos ataques; o firewall externo, em 30%; o gateway, em 23%; e otimizadores de conteúdo e filtros, em 11%.

Em setembro do ano passado, MOBILE TIME entrevistou o vice-presidente de vendas globais da Arbor, Tony King, em viagem pelo Rio de Janeiro. Na ocasião, o executivo falou sobre o uso de celulares como botnets (redes de computadores infectados e controlados remotamente) para a execução da ataques DDoS. Na pesquisa deste ano, 63% dos respondentes que trabalham em operadoras celulares disseram não ter ideia da proporção de sua base de assinantes que têm dispositivos que participam de botnets ou de outras atividades ilegais.