Em três meses de operação aceitando pagamentos por Apple Pay em seus 14 mil restaurantes nos EUA, a rede de fast food McDonald's registrou um aumento de 100% em transações por NFC (Near Field Communications), relatou seu diretor global de desenvolvimento de negócios digitais, Zaki Fasihuddin. "Estamos atingindo um ponto de inflexão (em NFC) nos EUA", disse o executivo, durante painel sobre varejo móvel no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, nesta terça-feira, 2.

A implementação na rede foi feita em apenas 16 dias. As máquinas de POS já estavam adaptadas para NFC, faltava apenas treinar os funcionários, o que só foi possível em tempo recorde porque o McDonald's tem um processo eficiente de treinamento à distância, afirmou o executivo. Para as vendas no drive-through, que respondem por 70% do total da companhia nos EUA, foi necessário encomendar bastões de metal para estender as máquinas de POS até os motoristas, para que estes não precisassem entregar seus iPhones aos atendentes.

Comportamento

O diretor de produtos da PayPal, Hill Ferguson, presente no mesmo painel, entende que há grande oportunidade para o varejo físico se modernizar com mobilidade, o que vale não apenas para o momento do pagamento em si, mas para toda a experiência do consumidor dentro da loja. Ele cita como exemplo positivo o que foi feito pelas companhias de aviação, que implementaram o check-in no celular e reduziram as filas de embarque. "Enquanto isso, o varejo tradicional não mudou. As pessoas continuam indo às lojas e fazendo fila para pagar", comparou. Como exemplo negativo, descreveu sua recente experiência em um hotel em Las Vegas: "Você fica 20 minutos na fila da recepção e depois tem que provar sua identidade e mostrar seu cartão para saberem que você pode pagar. Tudo isso poderia ser feito pelo ar, assim que se entra no hotel. A tecnologia está aí."