Saúde03/07/2017 às 11h06

Gold360 reformula sua estratégia para SVAs de saúde

Fernando Paiva

A Gold360 é uma desenvolvedora de conteúdo móvel white label que se notabilizou nos últimos anos pela oferta de serviços de valor adicionado (SVAs) endossados por celebridades, como o Dr. Dráuzio Varella, especialmente nos segmentos de saúde e educação. Este ano, a empresa reformulou sua estratégia, começando pelos SVAs de saúde, que estão sendo unificados em um portal sustentado por três pilares: conteúdo, benefícios e monitoramento da saúde do usuário. Além disso, o modelo freemium será reforçado: a partir de agora os conteúdos são gratuitos, enquanto a versão paga traz benefícios, como descontos em farmácias.

"É uma mudança de abordagem, uma evolução da primeira onda de conteúdos endossados por celebridades, que começou em 2012 nas áreas de educação e saúde. Agora incorporamos novos conteúdos, está mais completo para o usuário final. Com o portal, racionalizamos também a comunicação para a base de clientes. Sabemos que existe um inchaço no portfólio de SVAs das operadoras, alguns deles ultrapassados e obsoletos. Há um enxugamento de portfólio em andamento”, comenta Rafael Lunes, sócio-diretor da Gold360. “Nem tem mídia suficiente para abordar todos os produtos. A segmentação precisa acontecer dentro de um portal mais amplo”, justifica.

Sobre a estratégia de oferecer o conteúdo de graça, o executivo explica: "Montamos uma estratégia freemium agressiva. Tudo o que era cobrado no passado, que era o conteúdo, e que estava disponível de algum jeito na Internet, passou a ser de graça. Decidimos que se tem disponível na Internet a gente não vai cobrar como SVA. Queremos criar audiência. Vamos distribuir conteúdo de graça para a base total de clientes”.

Portal

Na prática, portanto, a Gold360 criou um portal de saúde para acesso via aplicativo em smartphones e que pode ser embalado com a marca de cada operadora, assim como customizado de acordo com a estratégia de cada uma delas, dependendo do foco que prefira dar nesse setor (bem-estar, ou acompanhamento de doenças crônicas etc). O conteúdo, mesmo que endossado por celebridades, passa a ser gratuito, para construir a audiência. São orientações e dicas que vêm em formato multimídia, principalmente com vídeos. Outra área gratuita é a “minha saúde”, um espaço para o próprio usuário preencher com dados pessoais, como seu peso, atividade física, alimentação e ingestão de remédios, por exemplo.

A versão premium traz como diferencial a oferta de determinados benefícios. O primeiro deles é o desconto em medicamentos. O portal de saúde da Gold360 garante o benefício em mais de 10 mil farmácias em todo o País, incluindo as principais redes, como Raia e Onofre. O desconto é de no mínimo 20% e vale para todos os medicamentos, em um total de cerca de 16 mil “apresentações”, que é como o mercado farmacêutico chama cada remédio em cada formato (Novalgina em gotas e em comprimidos conta como duas apresentações, por exemplo). Cosméticos e vitaminas não estão incluídos.

Em geral, descontos em remédios são contratados por planos de saúde e por grandes empresas para serem oferecidos como um diferencial para seus segurados e funcionários, respectivamente. A Gold360 firmou acordo com uma empresa especializada na gestão desses descontos junto às farmácias. Desta forma, pela primeira vez, pessoas que não têm plano de saúde e/ou que não trabalham em grandes corporações podem adquirir esse benefício, bastando assinar o serviço de portal de saúde da sua operadora. A assinatura premium varia entre R$ 3,99 e R$ 4,99 por semana, dependendo da operadora.

Para solicitar o desconto, basta que o usuário apresente seu cartão virtual, na tela do smartphone, ao caixa da farmácia. O portal inclui uma calculadora, que mostra quando o usuário economizou com descontos até o momento. O app também tem uma ferramenta de localização, para mostrar os estabelecimentos por perto que integram a rede de descontos.

Dietas personalizadas

A Gold360 planeja lançar até o final do ano outra ferramenta para os assinantes premium: a elaboração de dietas personalizadas. Elas serão criadas por nutricionistas com base em informações pessoais fornecidas pelo usuário dentro do app, na seção “minha saúde”.

Das quatro grandes operadoras brasileiras, duas já lançaram o novo portal de saúde da Gold360 e outras duas estão trabalhando nesse projeto, com previsão de lançamento nos próximos meses.