A Positivo apresentou na noite desta quarta-feira, 2, a Quantum, sua nova marca de smartphones Android, que nasce com o aparelho Quantum GO. Criada por três empreendedores, Marcelo Reis, Thiago Miashiro e Vínicius Grein, a Quantum imita o modelo da Xiaomi e da Meizu, com a venda dos smartphones apenas no comércio eletrônico, sem revenda em lojas do varejo ou pelas operadoras de telefonia.

“Eles vieram um ano antes e fizeram uma apresentação. Me falaram que estudaram o modelo chinês da Xiaomi e Meizu, líderes do mercado na China”, disse Hélio Rotenberg, presidente da Positivo Informática. “Em dez meses, tocaram o projeto e o resultado que estamos vendo hoje é este novo modelo de negócios e novos smartphones”.

O CEO da Bemobi e conselheiro da Positivo, Pedro Ripper, atuou como “mentor” da Quantum. Em sua visão, os três foram “ousados”, pois criaram primeiro a marca e depois idealizaram o produto. A Quantum funcionará como uma unidade de negócios dentro da Positivo, com fabricação interna. É um formato similar ao da Zuk da Lenovo. Rotenberg, por sua vez, garante que a Positivo continuará investindo e desenvolvendo novos produtos com sua marca.

Smartphones

Com versões em 3G de 16 ou 32 GB de armazenamento e 4G com 32 GB de armazenamento, a Quantum mira com o novo smartphone atingir o mercado jovem, que hoje é dominado pelo Moto G. O modelo 4G tem processador octacore de 64 bits de 1.3 GHz. Os modelos 3G trazem processador octacore também, mas de 32 bits.

Os aparelhos têm tela de 5 polegadas AMOLED, 2 GB de memória RAM, entrada para dois SIMcards, rádio FM, TV Digital (one seg), bateria de 2.300 mAh, câmera de 5 megapixels frontal e 13 megapixels traseira.

Nas cores dourada, prata, preta e branca, o Quantum GO 3G de 16 GB chega ao mercado por R$ 699. O modelo de 32 GB custa R$ 799 e o de 4G R$ 899. Os valores são para pagamento pelo boleto. Em pagamento parcelado (cartão de crédito) o preço do aparelho sobe 8%.


Disponibilidade

O Head of Business da Quantum, Thiago Miashiro, informou que o site de vendas entra no ar a partir da meia-noite desta quinta-feira, 3. O site possui parceria com as administradoras B2W e Cnova, a mesma de Americanas.com e CasasBahia.com. Diferentemente da Xiaomi, Miashiro explica que haverá quiosques de degustação do smartphone.    

“O brasileiro gosta de sentir, experimentar, testar um produto. Portanto, vamos colocar 20 pontos de degustação em grandes cidades. Em São Paulo, três shoppings começam a funcionar a partir de quinta-feira: Santa Cruz, Ibirapuera e Eldorado.”, explicou o responsável de negócios da Quantum.

Além dos quiosques para testes, a nova marca de smartphones brasileira terá 27 pontos de assistência no Brasil, para entrega no balcão.