Há alguns meses os brasileiros conheceram na TV que podem transformar o seu smartphone em uma máquina para recebimento de pagamentos em cartão de crédito e débito, a chamada mPOS. Isso aconteceu graças à campanha de marketing do banco Santander, parceira da iZettle, que pôs uma série de comerciais em horário nobre. Em seguida, veio a campanha da Cielo Mobile, outra solução de mPOS disponível no Brasil. O impacto foi positivo não apenas para essas duas soluções, mas para o setor como um todo, revelam executivos da payleven e da SumUp, duas concorrentes nesse mercado.

A SumUp restringe a sua estratégia de marketing à mídia digital, especialmente o Facebook. A demanda no Brasil é tão grande que a companhia relata que seu custo de aquisição de cliente aqui é significativamente menor que aquele verificado por sua matriz na Europa. Agora, as campanhas na TV dos concorrentes ajudaram ainda mais. Segundo Igor Marchesini, diretor da SumUp no Brasil, a taxa de conversão de seus anúncios on-line aumentou bastante desde que Santander e Cielo começaram a divulgar mPOS na TV. A SumUp tem registrado no momento uma média de 5 mil novos usuários por semana. Sua base atual é de 55 mil, aproximadamente.

Adriana Barbosa, uma das fundadoras da payleven no Brasil, destaca o fato de as campanhas na TV terem ajudado a definir a categoria, educando o público brasileiro, o que facilita a comunicação de todos do setor daqui em diante. "Ano passado as pessoas não conheciam pagamentos móveis. Agora ficou mais fácil de explicar o produto e aumentou a nossa conversão", afirma Adriana. Mas a payleven não vai deixar Cielo e Santander sozinhos na TV: com a entrada do grupo Bandeirantes como sócio, seus veículos de mídia serão usados para divulgar a solução de mPOS da empresa.

A PagSeguro, por sua vez, pretende continuar tirando proveito da mídia on-line garantida por seu controlador, o UOL. "Acreditamos que a busca por mPOS aconteça na própria Internet, mais do que no balcão de lojas. Por isso, apostamos mais no mundo on-line, que é o que a gente conhece bem", explica Ricardo Dortas, diretor do PagSeguro.