A onda de chatbots que tomou de assalto a indústria móvel este ano gera uma série de novas demandas. Uma delas é por métricas para medir o desempenho dos robôs. Se no mundo dos apps há algumas empresas consolidadas prestando esse serviço, como Flurry e App Annie, além dos painéis das próprias lojas oficiais, como App Store e Google Play, o mercado de bots ainda é virgem desse serviço. Ou era: surgiu recentemente uma start-up norte-americana propondo cumprir a referida tarefa. Trata-se da BotMetrics.

A BotMetrics oferece o monitoramento de bots para Facebook Messenger e outras plataformas de comunicação instantânea, como Telegram e Slack. Os códigos para integração são disponibilizados gratuitamente no site da empresa.

Entre as perguntas que ela pretende responder ao desenvolvedores e seus clientes estão: Quantas pessoas conversam com o chatbot por dia?; Quantas delas são novos usuários?; Qual é o tráfego de mensagens enviadas e de mensagens recebidas?; Com que recorrência as pessoas retornam para conversar de novo com o chatbot?; Quantos dias depois elas voltam? Entretanto, o mais importante, que é o índice de acerto das respostas do robô, ainda precisa ser calculado por cada desenvolvedor.

Análise

Além de métricas, há vários outros serviços que criadores de chatbots vão requerer, desde o apoio de redatores ou publicitários para conceber a personalidade do bot, até a realização de testes para validar a qualidade da conversa.

O nascente ecossistema de bots será tema do seminário Bots Experience Day, que será realizado nesta quarta-feira, 5, no WTC, em São Paulo, com palestras de representantes do Facebook, IBM, Vivo, Movile, Take.net, Bluelab, Intervalor, UOL, Elo7, Superplayer, Calamar e kiik. Para mais informações, acesse o site do evento.