Quem acompanha o mercado de apps de táxi notou uma tendência de um ano para cá: pouco a pouco, um por um, todos os aplicativos foram deixando de cobrar dos taxistas uma tarifa por corrida aceita, especialmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde a competição é maior. O padrão do mercado, que era de R$ 2 por corrida, agora é a gratuidade. O último a desistir da cobrança foi a Easy Taxi, no mês passado.

"Está havendo uma canibalização do serviço. Paramos de cobrar no Brasil por pressão do mercado. Mas operamos em outros 29 países onde podemos cobrar, nossos concorrentes não. Vimos esse movimento em outros mercados. Vai sobreviver quem tiver o bolso mais fundo. Não vai durar muito tempo, não", critica o CEO e fundador do Easy Taxi, Tallis Gomes.

O executivo é cético quanto à possibilidade de o serviço de chamada de táxi se sustentar com o modelo de publicidade dentro dos apps. "Quem ganha com publicidade on-line é Google e Facebook. A matemática é simples: você vai ganhar centavos por cada clique. Precisa gerar alguns milhões de cliques para ter uma receita relevante. No caso de apps de táxi, acho que a publicidade não sustentaria o negócio por enquanto", avalia.

Gomes acredita que mais cedo ou mais tarde a cobrança por corrida vai ser retomada. Outra saída é apostar no mercado corporativo, oferecendo a solução de chamada de táxi para grandes empresas.

Análise

A estratégia de parar de cobrar por corrida foi adotada por novos entrantes no mercado, com o intuito de atrair os taxistas, tirando-os dos concorrentes. A manobra está sendo bancada, em muitos casos, pelo dinheiro de fundos de venture capital internacionais. A iniciativa acabou obrigando praticamente todos os players a desistirem da cobrança, em uma verdadeira guerra comercial que, pelo visto, se estenderá até que alguns fechem as portas.

Curso on-line

A Easy Taxi, em parceria com a Cresça Brasil, do grupo UOL Educação, começou a oferecer neste mês um desconto de 10% em cursos on-line para taxistas. O foco são os cursos de idiomas, como inglês e espanhol, para que os profissionais se preparem para receber os turistas que vêm para a Copa do Mundo. A iniciativa, junto com outras da mesma ordem, tem como objetivo fidelizar os taxistas ao serviço da Easy Taxi. A novidade fora adiantada na semana passada em primeira mão por MOBILE TIME, em matéria sobre os preparativos dos apps para a Copa do Mundo.

Tela Viva Móvel

O co-CEO do Easy Taxi, dennis Wang, participará do painel "Start-ups móves: a nova corrida pelo ouro", que acontecerá no dai 21 de maio, entre 9h e 10h30, no World Trade Center, em São Paulo. Para o mesmo painel já estão confirmados o CEO da Movile, Fabrício Bloisi, e o fundador da 49 Booster, Marcio Chaer.

Mais informações sobre a programação do evento e sobre inscrições podem ser encontradas no site www.telavivamovel.com.br, no telefone 08001577028 ou no email [email protected]/mt2018. O Tela Viva Móvel é organizado pela Converge Comunicações e conta com a curadoria editorial de MOBILE TIME.