A Copa do Mundo na Rússia está dobrando a esquina. Nesta quarta-feira, 4, a 71 dias do mundial de futebol, a mania antes dos jogos é o álbum de figurinhas. Passa geração, entra geração, e a publicação é sucesso entre todos os fãs do esporte desde 1970 no Brasil.

No entanto, se antes as disputas e trocas de figurinhas ficavam apenas no off-line, com a entrada da Internet e dos dispositivos móveis no dia a dia dos usuários, os álbuns ganham as telas dos celulares. A desenvolvedora oficial do periódico, a Panini, criou o aplicativo oficial do álbum, o Fifa Trader by Panini (Android, iOS). Trata-se de um álbum digital que dá a possibilidade para o colecionador ter figurinhas no smartphone.

Para conseguir figurinhas digitais, alguns cromos especiais das figurinhas em papel têm QR Code na parte de trás. O usuário deve usar o app e a câmera do celular para escaneá-lo, e adicionar ao seu álbum mobile. Outro modo é a compra diretamente no app, o usuário pode adquirir in-app moedas da Panini e, então, comprar pacotes de figurinhas digitais.

São mais de seis mil cards, inclusive históricos, desde a Copa de 70.

O usuário pode trocar as figurinhas repetidas com usuários do mundo todo, brincar de “super trunfo” com amigos e escolher os melhores 11 jogadores das partidas que assistir ao vivo durante o evento.

A parte de navegação e registro é um pouco complicada. Poderia ser mais simples. E seria legal se as figurinhas fossem animadas, imagino eu. Mas vale a brincadeira como adendo ao álbum de papel.