O uso de SMS pirata gera um prejuízo da ordem de R$ 200 milhões por ano para as operadoras móveis brasileiras. O cálculo leva em conta o que as teles deixam de arrecadar de receita com SMS corporativo, as taxas de interconexão de mensagens e os gastos com infraestrutura para suportar abusos na rede provocados pelo tráfego de SMS pirata, que eventualmente consegue até tirar do ar uma antena celular por excesso de tráfego. Estima-se que o volume mensal de SMS pirata no Brasil supere 200 milhões de mensagens. Os dados foram fornecidos pelo CEO da Zenvia, Cássio Machado, durante o evento "Fraude e abuso de SMS", realizado nesta quarta-feira, 4, em São Paulo.

Um levantamento realizado pela Zenvia identificou mais de 100 empresas vendendo SMS pirata no Brasil. A atividade costuma ser feita através de chipeiras, por meio de SIMcards de pessoas físicas com planos de SMS ilimitado. Ou seja, é uma revenda comercial indevida, proibida no contrato de serviço da linha, que se destina a uso pessoal. Há também quem aproveite brechas em rotas internacionais de roaming ou faça revenda de SMS através de planos corporativos. A forma correta de se enviar um SMS corporativo é através de brokers homologados, que possuem conexão direta com as operadoras.

Educação

Há cerca de um ano, o Mobile Entertainment Forum (MEF-LatAm), em parceria com as operadoras, iniciou uma campanha educacional para alertar o mercado brasileiro sobre os problemas atrelados ao uso do SMS pirata. Além de notificações enviadas a grandes empresas privadas e públicas que utilizam o serviço – não raro, por mero desconhecimento –, foi criado um site sobre a questão.

O CEO da Zenvia, contudo, entende que isso não é suficiente. "Ações educativas não surtem tanto efeito quanto se gostaria. É difícil explicar, visto que o SMS pirata funciona e seu preço é mais baixo. Tem empresa pirata que vende a dois centavos cada mensagem, enquanto o custo de interconexão sozinho é cinco centavos", comenta Machado. Ele sugere a adoção de mecanismos de combate, tanto técnicos quanto legais, para reduzir o SMS pirata no Brasil.

Pesquisa

MOBILE TIME publicará amanhã a última parte da pesquisa realizada em parceria com a Opinion Box sobre o uso de SMS e mensagens instantâneas no Brasil. Essa próxima divulgação trata exatamente do envio de spam por SMS, problema relacionado diretamente ao uso do SMS pirata.