A Apple divulgou nesta segunda-feira, 4, uma prévia da próxima versão de seu sistema operacional móvel, o iOS 12. A apresentação aconteceu durante a WWDC 2018, conferência para desenvolvedores da empresa, em San Jose, Estados Unidos. Os engenheiros da companhia garantem que se trata de um OS mais rápido e responsivo. Entre as melhorias que a firma promete está uma abertura 70% mais rápida no app de câmera e resposta do teclado 50% mais ágil.

Além disso, o iOS 12 ganha novas soluções em suas aplicações em realidade aumentada, emojis animados e personalizados, ligações em grupo, cards para Siri, configurações mais ágeis e intuitivas para o controle dos dispositivos.

Uma das principais novidades é o Screen Time (tempo de tela, na tradução em português), que mostra quanto tempo o usuário gasta em diferentes tipos de apps e categorias. Essa aplicação ainda permite que os pais controlem quanto tempo uma criança pode ficar utilizando o iPhone ou iPad, além de definir quais apps podem ser acessados. Outro destaque é o Memojis, uma série de emoticons customizados com efeitos de câmera que podem ser utilizados nos aplicativos Mensagens e FaceTime. E, falando em FaceTime, o aplicativo de ligações em vídeo da Apple passa a ter suporte para conferência com até 32 pessoas simultaneamente.

Entre as demais aplicações de destaque do iOS 12 estão: notificações com controle do usuário; apoio da Siri e agrupamento de notificações por app (um pedido antigo dos usuários); função Do Not Disturb (“não perturbe” na tradução em português) localizada no centro de controle do OS; redução da luz da tela e escondendo as notificações durante o sono de seu usuário; atalhos de funções da Siri por cards; sugestões automáticas de fotos que podem ser compartilhadas direto da galeria; e redesenho dos apps Apple Books e Apple News.

O iOS 12 para desenvolvedores está disponível hoje. Para usuários de testes (beta), o sistema operacional chega até o final do mês. Para os demais usuários, o iOS 12 chega no segundo semestre (outono nos EUA) gratuitamente. O OS funcionará em dispositivos a partir do iPhone 5S, iPad Mini 2, iPads das gerações 5 e 6, todos os modelos de iPad Air e iPad Pro, além do iPod da geração 6.