É um fato. A cada dia a mobilidade corporativa ganha mais espaço e muda a rotina do seu negócio. Acessar informações e solucionar problemas, compartilhar dados de onde quer que esteja, a partir de um dispositivo móvel, é a grande revolução tecnológica dentro da nossa realidade corporativa. Apenas em 2015, quase 1,3 bilhão de smartphones foram vendidos no mundo, segundo o relatório da TrendForce. Para este ano, acredita-se que serão vendidos mais de 1,4 bilhão. Certamente a sua empresa faz parte deste impressionante número. Desta forma, surge uma grande questão: sua empresa já deve ter mais equipamentos móveis celulares, smartphones e tablets, do que computadores e notebooks. Como vocês estão lidando com isso?

Muitos ainda não sabem e talvez só descubram agora, mas é preciso se reorganizar internamente para se adequar a essas mudanças. Práticas simples e readequadas na gestão podem gerar economias relevantes e evitar o aumento dos custos invisíveis (em equipamentos, serviços, conectividade). Considere que a cadeia de negócios também evolui: hoje as operadoras já não são os provedores e integradores de todas as soluções. Esta é uma boa oportunidade de rever e reduzir seus custos de dados e voz. Todas as operadoras hoje já fornecem preços somente de serviços, assim, fica mais fácil comparar e encontrar aquela proposta que melhor lhe atenderá.

A compra de aparelhos é recorrente, ocorre o ano inteiro, em diferentes quantidades e demandas. Seu parque de equipamentos está em constante movimento, perda, roubo, extravio, reparo, etc. Agora imagine tudo isso acontecendo ao mesmo tempo?

Escolha seus equipamentos de acordo com as especificações técnicas e as usabilidades, procure a melhor adequação entre custo/benefício. Informe-se sobre desempenho, configuração de produtos, procure compará-los. Em um mercado onde os produtos têm ciclos de vida curto e novidades surgem a cada momento, existem muitas armadilhas. No corporativo, deve-se considerar que o parque evoluirá para que não haja a necessidade de se fazer um grande investimento a cada novo ciclo de compras, mas sim complementar o investimento já feito.

Na hora de efetivar uma compra, a sua empresa precisa ter um fornecedor adequado (neste caso, não estamos falando da grande loja de varejo que fica próxima ao seu escritório!), especializado na venda de produtos de mobilidade para uso e consumo, que possa atendê-lo no tempo necessário, tenha disponibilidade de produtos de várias marcas e modelos e que ainda que lhe ofereça condições de pagamento diferenciadas para empresas (financiamento, leasing e até mesmo o renting de equipamentos). Com isto, é possível economizar até 30% na aquisição de um equipamento quando comprado corretamente.

Proteger, controlar e mapear os ativos também gera economia. Um equipamento com uma simples capa e uma película (com um investimento de R$30,00 por unidade) vai reduzir consideravelmente os custos com reparo e reposição. A troca de um display/ tela de um smartphone de cinco polegadas não sai por menos de R$200,00.

O uso eficiente de um sistema de gestão de ativos de mobilidade, que já está acessível para um parque de no mínimo 50 unidades, faz com que você possa controlar quem usa e onde está o equipamento. Considere que hoje um smartphone de ponta custa mais do que um notebook e que, no entanto, o controle seja maior para um equipamento de valor inferior. Avalie isso.

Há ainda muitas outras oportunidades e práticas que podem ser abordadas, vamos continuar atentos e ávidos por compartilhá-las na mesma velocidade deste novo mercado de vendas corporativas.