No próximo dia 15 de setembro será aberta a pré-venda do GranitePhone, primeiro smartphone criptografado desenvolvido no Brasil, criado pela Sikur. Quem quiser encomendar uma unidade do primeiro lote poderá fazê-lo através do site do produto. O preço no período de pré-venda será de US$ 899. Depois passará ara US$ 999.

Para promover o lançamento, a Sikur criou uma promoção nas redes sociais que dará quatro GranitePhones para os vencedores, através do hotsite promo.granitephone.com. Para concorrer, basta curtir a página do produto no Facebook e se cadastrar no app BeonPop, que mede a popularidade das pessoas nas redes sociais. Serão premiados os que mais interagirem com a página usando a hashtag #MyPrivacyBack e estiverem no topo desse ranking do BeonPop ao fim da promoção, no dia 15 de setembro. O primeiro colocado ganhará dois GranitePhones e uma entrada para o Gartner Symposium ITxpo 2015. O segundo, um GranitePhone e uma entrada para o Mobile World Congress 2016. O terceiro, um GranitePhone. Do quarto ao centésimo, será dado 15% de desconto na compra do aparelho.

O GranitePhone é um smartphone Android customizado para a segurança. A chave de criptografia do usuário, por exemplo, fica guardada no hardware e só pode ser acessada por um processo executado por um sistema operacional à parte do principal, que é encriptado e está instalado no CPU do aparelho. Além disso, o boot é seguro, impedindo o acesso root e eventuais alterações no sistema operacional, porque a chave impressa no ato de fabricação do aparelho verifica tudo o que for executado depois. Outro diferencial de segurança: os aplicativos rodam em uma área separada da memória, o que protege o usuário de certos tipos de ataques, como chamado "buffer overflow", ou "transbordamento de dados". Por fim, a Sikur inclui uma série de modificações voltadas para a segurança na versão Android instalada no aparelho.

As especificações técnicas do aparelho são: processador Snapdragon 800 (2,26 GHz); 2 GB de RAM, 16 GB de armazenamento; conectividade 3G e 4G; tela de 4,95 polegadas; câmeras de 8 MP e 1,3 MP; bateria de 2.300 mAh.