Mensageria04/12/2017 às 17h19

Facebook lança Messenger Kids para crianças de até 13 anos

Da Redação

O Facebook apresentou um aplicativo de mensageria para crianças, o Messenger Kids (iOS), nesta segunda-feira, 4. O app foi desenvolvido para jovens de até 13 anos e tem como grande diferencial o controle total da agenda de contatos pelos responsáveis, ou seja, a criança só poderá falar com uma pessoa ou conta se o adulto autorizar.

O adulto é instruído a baixar o Messenger Kids no iPad, iPod Touch ou iPhone que a criança usa. Em seguida, ele deve autenticar o acesso colocando sua senha e o login do Facebook (isso não dá acesso do jovem à conta de seus responsáveis). Na parte final do cadastro, o responsável cria uma conta para a criança e adiciona os contatos permitidos para conversação. Esses contatos liberados são mostrados na tela principal do app de forma bem colorida e indicativa.

O app de conversação possui opções existentes no Messenger para adultos, como conversas individuais, em grupo, vídeo chat, GIFs, frames, stickers, máscaras e ferramentas de desenho.

Inicialmente, o app foi lançado apenas para dispositivos Apple nos Estados Unidos. As lojas norte-americanas do Google Play e Amazon App Store devem ganhar versões do Messenger Kids nos próximos meses.

O aplicativo segue as normativas da Lei de Proteção de Privacidade Online das Crianças (COPPA) dos EUA. Portanto, não há publicidade, compra in-app ou opção premium do app, ou seja, ele é totalmente gratuito.

Segundo recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, 33% das crianças brasileiras de 0 a 12 anos de famílias cujos pais têm smartphones também possuem um aparelho próprio. Dentre elas, 72% têm acesso liberado pelos pais a apps de mensageria, como WhatsApp e Facebook Messenger. O relatório completo está disponível para download em www.panoramamobiletime.com.br.