Bots05/04/2017 às 16h02

Nama recebe financiamento de R$ 1,4 milhão do governo paulista

Henrique Medeiros

A start-up Nama, criadora do chatbot do Poupatempo, o Poupinha, receberá R$ 1,4 milhão de financiamento do governo de São Paulo. Por meio da agência de fomento paulista Desenvolve SP, a linha de financiamento foi feita por meio da Finep com taxa de 0,60% ao mês com prazo de oito anos para pagar e carência de dois anos.

A empresa do CEO Rodrigo Scotti terá seu bot servindo como prova de conceito em um convênio com a secretária de governo do Estado de SP até o final de junho. Após o período, a empresa poderá ser contratada por meio de licitação que será aberta para quaisquer participantes. A convocatória será preparada pelo órgão de tecnologia da informação paulista, Prodesp, e pelo Poupatempo.

“Passaram-se três anos desde nossa formação e hoje estamos aqui no Google – Campus São Paulo, espaço do Google para novos empreendedores – com 15 pessoas em nossa equipe”, disse Scotti durante a assinatura do contrato com o estado. “Nós jamais pensamos em trabalhar com o governo quando começamos, mas hoje estamos aqui, levando essa ferramenta para o povo e tendo um feedback positivo”.

A Nama foi uma das 12 entre 300 start-ups selecionadas pelo Palácio dos Bandeirantes através de seu programa para iniciativas inovadoras, o Pitch Gov.SP. Atualmente, eles prestam atendimento automatizado para 400 tipos de serviços estaduais – como agendamento de emissão de RG e CNH – via Facebook Messenger e site do Poupatempo.


Médico anestesista de formação, o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) enfatizou a importância dos bots e da inteligência artificial para o desenvolvimento da sociedade e comparou com o estudo na saúde. “Na medicina sempre estudamos inteligência cognitiva, que fica no córtex cerebral. Com o tempo descobrimos que tem o cérebro dentro do cérebro, com o cerebelo, tálamo e hipotálamo que você tem a inteligência emocional e o lado de chegar ao coração das pessoas”, explicou o governador em tom professoral. “A inteligência artificial ainda tem um longo caminho para chegar ao coração das pessoas, como as 51 mil mensagens de agradecimento que o Poupinha teve em seus primeiros 90 dias de operação”. 

Novos produtos

Scotti aproveitou a assinatura de seu financiamento para apresentar três novos produtos da Nama para desenvolvimento de chatbots: Sistema.ai, NAIL e Nama Desk. O Sistema.ai é um conjunto de APIs de inteligência artificial da start-up. Ele é capaz de compreender linguagem natural através de aprendizado de máquina (machine learning) e linguagens de neurolinguística (NLP). Já o NAIL (acrônimo para Nama Artificial Inteligence Language) é um framework para construção de chatbots. Esta ferramenta será aberta ao público neste semestre. E o Nama Desk é uma plataforma de atendimento omnichannel para atendentes de chat poderem monitorar e interagir com atividades humanas, quando solicitada pelo cliente.

Notícias relacionadas