Não há melhor maneira de saber quais são os apps mais usados por alguém do que ver os ícones que se encontram na home screen de seu smartphone, ou seja, a tela que abre logo que o aparelho é ligado. Na segunda pesquisa Mobile Time/Opinion Box sobre utilização de apps móveis por internautas brasileiros, os respondentes foram convidados a listar até 20 títulos que estão em sua home screen. WhatsApp e Facebook lideram a lista, presentes na home screen de 83% e 72% dos smartphones de internautas brasileiros, respectivamente. Em seguida vêm vários outros aplicativos de comunicação e/ou rede social, tais como Instagram, Messenger, Gmail, Twitter e Skype. Na lista dos 25 mais citados, merece destaque a presença de quatro bancos brasileiros: Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Caixa. E o único jogo que aparece entre os primeiros lugares é o Candy Crush. Veja abaixo a lista dos 25 mais citados e seus respectivos percentuais.

WHATSAPP

83,2%

FACEBOOK

72,3%

INSTAGRAM

39,1%

MESSENGER

33,7%

YOUTUBE

29,5%

GMAIL

20,7%

TWITTER

16,8%

SKYPE

15,4%

CHROME

14,7%

BANCO DO BRASIL

14,7%

GOOGLE

14,4%

GOOGLE MAPS

12,4%

PLAY STORE

11,8%

CANDY CRUSH

10,8%

WAZE

9,5%

ITAU

9,4%

BRADESCO

8,9%

NETFLIX

7,7%

CAIXA

7,5%

AVAST

7,4%

OLX

6,5%

VIBER

6,3%

OUTLOOK

6,1%

DROPBOX

6,1%

EMAIL

5,8%

Análise

Para medir a popularidade de um aplicativo móvel não basta acompanhar a sua quantidade de downloads. Afinal, muita gente baixa e depois desinstala apps. Algumas empresas gostam de usar uma métrica conhecida como MAU (usuários ativos por mês, na sigla em inglês), que representa a quantidade de pessoas que abriram o app nos últimos 30 dias, mas trata-se de um número que pode ser facilmente inflacionado usando notificações push. O ideal seria medir efetivamente a quantidade de sessões abertas por mês e quanto tempo o usuário passa com cada aplicativo aberto, números que somente os próprios desenvolvedores possuem e dificilmente revelam ao público.

Na pesquisa Mobile Time/Opinion Box foram entrevistados 1.280 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica desse grupo – vale lembrar que metade da população brasileira acessa a Internet. A distribuição por sistema operacional do smartphone dos entrevistados foi a seguinte: Android (81,4%); Windows Phone (8,7%); iOS (7,7%); outros (2,2%).

Mais resultados da pesquisa estão sendo divulgados ao longo desta semana em Mobile Time. Confira algumas das matérias já publicadas na lista abaixo.