Se pudesse instalar apenas um aplicativo no seu smartphone, qual você escolheria? É uma pergunta difícil, diante da existência de mais de 1 milhão de títulos nas lojas de aplicativos e se levarmos em conta que cada usuário tem dezenas de apps instalados em seu aparelho. Mas para 53,2% dos internautas brasileiros que possuem smartphone não há dúvida: escolheriam o WhatsApp. A pergunta foi feita a 1.280 internautas brasileiros que possuem smartphone, durante a segunda pesquisa anual Mobile Time/Opinion Box sobre a utilização de apps móveis no Brasil. Vale destacar que o campo de resposta era livre e os entrevistados podiam escrever o nome de app que quisessem. O percentual do WhatsApp inclui a soma de respostas com grafia equivocada do aplicativo. Veja abaixo a lista dos 10 títulos mais citados e seus respectivos percentuais:

WHATSAPP

53,2%

FACEBOOK

9,9%

GOOGLE

2,5%

CHROME

2,5%

GMAIL

2,0%

INSTAGRAM

1,5%

YOUTUBE

1,2%

TWITTER

1,1%

BANCO DO BRASIL

0,9%

WAZE

0,8%

A pesquisa respeitou as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica dos internautas brasleiros – vale lembrar que metade da população brasileira acessa a Internet. A distribuição por sistema operacional do smartphone dos entrevistados foi a seguinte: Android (81,4%); Windows Phone (8,7%); iOS (7,7%); outros (2,2%).

Mais resultados da pesquisa estão sendo divulgados ao longo desta semana em Mobile Time. Confira algumas das matérias já publicadas na lista abaixo.