A NVIDIA apresentou um programa para inteligência artificial (IA) nesta terça-feira, 5, o NVIDIA Isaac. A solução foi apresentada durante a Computex 2018, em Taiwan, e seu intuito é dar capacidades de IA para robôs em setores como manufatura, logística, agricultura e construção.

O Isaac é baseado no Jetson Xavier, um computador (placa com seis processadores de alta performance) da fabricante taiwanesa destinado para inteligência artificial que possui 9 bilhões de transistores e possui capacidade computacional de 30 trilhões de operações por segundo (TOPS), embora consuma até 30 W – o mesmo que uma lâmpada de casa.

Na visão da NVIDIA, um robô terá o computador Jetson como seu coração computacional. Por outro lado, o Isaac é o cérebro, um programa utilizado para treinar, simular, verificar e lançar os robôs em ecossistemas da indústria. Dentro do software, Isaac terá um kit de desenvolvedor (Isaac SDK), uma coleção de algoritmos (Isaac IMX) e um programa para simulação virtual (Isaac SIM).

O kit para desenvolvedores do Jetson Xavier com o Isaac estará disponível a partir de agosto deste ano, através de distribuidores globais da NVIDIA. Seu preço sugerido é de US$ 1.299.