Carros autônomos05/07/2017 às 18h53

Continental e NTT firmam parceria de desenvolvimento do 5G para carros

Da Redação

A Continental e a NTT Docomo firmaram parceria com intuito de preparar pesquisas e desenvolvimento comercial de tecnologias com 5G para melhorar a comunicação entre veículos e redes celulares. Uma versão inicial de uma solução de comunicação sem fio de veículo para tudo (V2X) foi apresentada pelas empresas nos eventos Automotive Engineering Exposition 2017, em Yokohama, e Wireless Japan Expo, em Tóquio, nesta quarta-feira, 5.

A solução demonstrada permite uma alteração gradual na velocidade de transmissão de dados wireless, velocidade de resposta (latência) e qualidade de transmissão. Como exemplo, foi feita a transmissão de uma vídeochamada entre os estandes nas duas feiras.

A companhia alemã acredita que a quinta geração da Internet móvel ajudará no desenvolvimento da comunicação entre carros na estrada e captação de dados para dar mais apoio à condução automática. Por exemplo, a Continental crê que em uma rede 5G com 10 Gbps de downlink e latência extremamente reduzida (abaixo de 1 ms) será possível compartilhar mapas com alta definição e informações de múltiplos sensores automotivos.