Dentro dos mais de 30 mil chatbots criados para o Facebook Messenger, 1 mil foram construídos por empresas brasileiras, revelou Dário Dal Piaz, líder de parcerias de produtos no Brasil do Facebook, que participou nesta quarta-feira, 5, do Bots Experience Day, evento organizado por Mobile Time, em São Paulo.

Dal Piaz citou como exemplo de sucesso o chatbot do Banco Original, que logo no seu primeiro dia de existência conseguiu responder com sucesso 84% das perguntas enviadas pelos clientes através do Messenger. Em apenas um mês de vida, o robô do banco atendeu a 80 mil pessoas. Outro exemplo é o chatbot do cantor Luan Santana, que em poucas semanas conquistou 250 mil usuários e hoje troca 4 milhões de mensagens por dia, sendo 1 milhão dentro da seção de bate-papo em grupo.

"Queremos que o Messenger seja a plataforma para as marcas conversarem com seus clientes, onde possam ter um diálogo único, customizado. Hoje quando se liga para uma URA, o atendimento é sempre o mesmo, independentemente do cliente. Queremos mudar isso com o Messenger", disse o executivo. Ele destacou que a combinação do perfil de consumo dos clientes, a partir dos dados de cada empresa, com o perfil social deles, com base no Facebook, permite a realização de um atendimento muito mais personalizado.

Atualmente, Messenger e WhatsApp trafegam juntos mais de 60 bilhões de mensagens por dia no mundo. Trata-se do triplo do SMS, que soma cerca de 20 bilhões por dia, disse Dal Piaz.