Não é novidade que o celular tem funcionado como segunda tela para muita gente, principalmente enquanto se assiste TV. O que talvez não se sabia é que em países emergentes o celular está virando segunda tela de si mesmo. Não se trata de um paradoxo, mas de gente usando efetivamente dois celulares ao mesmo tempo: um para navegar na web e o segundo para outras finalidades. A tendência foi verificada especialmente no Quatar, Emirados Árabes, México e Indonésia por uma pesquisa do MEF que entrevistou 10 mil usuários de mídia móvel em 13 países. A Indonésia é o país onde esse hábito é mais comum, confirmado por 51% dos entrevistados. Nos países desenvolvidos, o uso mais popular do celular como segunda tela é em parceria com a TV ou com um laptop.

A pesquisa do MEF constatou que 89% dos usuários de mídia móvel costumam usar o celular como segunda tela para navegar pela Internet. A proporção, como se esperava, é maior entre usuários de smartphones (90%) do que entre aqueles com feature phones (86%). Nas comparações entre gêneros e entre faixas etárias a proporção foi mais ou menos a mesma (89%). Cabe destacar que a pesquisa levou em conta apenas dois grupos etários: abaixo e acima de 35 anos.

Outros resultados da pesquisa mundial foram adiantados durante o MEF Global Forum, em novembro, e publicados por MOBILE TIME.