O governo russo iniciou um processo legal para bloquear o aplicativo de mensageria Telegram naquele país. A medida foi pensada depois que o órgão regulador de mídia da Rússia, Roskomnadzor, teve o pedido de entrega das chaves de criptografia recusado pelo aplicativo. A notícia é do site BBC News.

O Telegram, que tem sede em Dubai, tinha como prazo até essa última quarta-feira, 4, para entregar as chaves. No entanto, a empresa alega que, da forma como o app foi desenvolvido, nem o próprio Telegram tem acesso a elas.

A principal agência de segurança da Rússia, o FSB, alega querer ter acesso ao código para poder ler mensagens e impedir futuros ataques terroristas no país.

O advogado do Telegram, Pavel Chikov, disse que a tentativa oficial de impedir o uso do aplicativo na Rússia era sem fundamento. Em uma declaração, ele disse: “Os requisitos do FSB para fornecer acesso a conversas privadas de usuários são inconstitucionais, infundadas, as quais não podem ser cumpridas técnica e legalmente.”