A certificação digital está chegando aos dispositivos móveis. A Soluti, uma autoridade certificadora privada, em parceria com a empresa de tecnologia e-SEC, desenvolveu uma solução para a emissão de certificados digitais a partir de smartphones e tablets, a Certillion. As empresas já vinham trabalhando nesse projeto desde 2014, quando foi pela primeira vez divulgado em MOBILE TIME, e agora começam a promover de maneira mais intensa a versão mais recente da sua plataforma de certificação digital móvel. A expectativa é emitir até o fim do ano 50 mil certificados digitais em dispositivos móveis, revela o presidente do conselho de administração da Soluti, Vinícius Sousa.

Para que o smartphone ou tablet receba um certificado digital, é preciso comparecer a um posto de atendimento da Soluti. Lá, técnicos da empresa farão a instalação de um aplicativo com a chave privada do certificado. A solução funciona em Android e iOS. Também é preciso instalar um driver no computador do usuário. Desta forma, sempre que for solicitada uma assinatura digital em um site na Internet, o computador vai gerar uma senha aleatória para que o usuário digite em seu smartphone em uma tela que será gerada a partir de uma notificação push. Em seguida, é preciso digitar, também no smartphone, a senha pessoal do certificado. Na prática, o smartphone substitui o uso de tokens ou de smartcards, trazendo comodidade ao usuário, por se tratar de um aparelho que ele já carrega consigo o tempo inteiro.

Por enquanto apenas as lojas próprias da Soluti estão autorizadas a realizar a emissão do certificado digital móvel. São 20 postos de atendimento distribuídos por Goiás, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. A ideia é expandir a oferta depois para todos os cerca de 1 mil pontos de presença da companhia no Brasil. O certificado digital móvel tem validade de um ano. Para ser renovado, é preciso que o usuário compareça em um dos postos.

"A mobilidade não é mais uma tendência, é uma necessidade", diz Sousa. O executivo prevê um interesse pela versão móvel especialmente por parte de profissionais autônomos. Por isso, a empresa adotou um modelo de negócios em que cobra por assinatura, não por licença de uso anual. O usuário poderá pagar somente quando utilizar, ou comprar pacotes com crédito para uma quantidade pré-definida de assinaturas. O preço de uma transação avulsa é de R$ 10,90. Há também a opção de pagamento de mensalidade para uso ilimitado.

Assine online

Ao mesmo tempo, a Soluti planeja lançar nas próximas semanas um serviço de assinatura online, chamado "Assine.Online". Nele, o usuário poderá subir um documento ou contrato e enviar para as pessoas que precisam assiná-lo, por email ou telefone celular. Inicialmente, será limitado a donos de certificados digitais móveis Certillion, mas depois será expandido para uso via smartards e tokens. O serviço foi desenvolvido para ser multidispositivo e para funcionar com certificados emitidos por quaisquer autoridades certificadoras, não apenas pela Soluti.