Serviços financeiros06/06/2017 às 21h06

57% das transações financeiras em 2016 aconteceram em meios digitais, informa Febraban

Henrique Medeiros

O ano de 2016 registrou mais de 65 bilhões de transações bancárias em todo o Brasil, das quais 57% foram feitas em meios digitais, seja pela web ou por mobile banking, de acordo com a Febraban. As informações foram repassadas pelo presidente da federação, Murilo Portugal, na manhã desta terça-feira, 6, durante a CIAB, em São Paulo.

O crescimento do uso de funções bancárias móveis foi evidenciado em especial pelo vice-presidente do Bradesco e presidente do conselho da Febraban, Maurício Minas. ”A grande utilização do mobile banking indica a mudança de comportamento do consumidor. O uso do mobile deve crescer mais com as contas digitais”.

Portugal enfatizou que as contas 100% digitais, controladas totalmente por dispositivos eletrônicos como tablets, PCs e smartphones, passam de 1 milhão no País. Como expectativa, o executivo acredita que devem chegar a 3,3 milhões de contas até o final de 2017.

Murilo Portugal ressaltou também o investimento da indústria de finanças em tecnologia. Apenas durante o último ano, os bancos investiram R$ 18,6 bilhões em tecnologia da informação, o correspondente a 14% dos gastos com TI no Brasil em 2016.