Mensageria06/07/2015 às 09h35

Conteúdo e alertas pagos por SMS perdem popularidade no Brasil

Fernando Paiva

Serviços de alerta por SMS estão perdendo popularidade entre os brasileiros. De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box: WhatsApp X Messenger X SMS, realizada em junho, apenas 15,7% dos internautas brasileiros assinam algum serviço de recebimento automático de conteúdo ou alertas por SMS. Um ano atrás, esse percentual era de 21,4%, de acordo com a mesma pesquisa.

A queda não está relacionada apenas à migração de usuários de feature phones para smartphones, pois aconteceu nos dois grupos. Entre donos de smartphones, a proporção dos que assinam algum serviço de SMS caiu de 23,3% para 15,9% em um ano. E entre donos de feature phones, baixou de 16,8% para 12,9%. Na pesquisa deste ano, 92% dos entrevistados possuíam smartphone. Na edição de 2014 eram 70%.

Os alertas financeiros continuam sendo o serviço de recebimento de SMS mais popular entre os internautas brasileiros. Dentre os que assinam algum serviço de conteúdo por SMS, 60,3% disseram que recebem alertas financeiros do seu banco. O segundo mais popular são alertas do cartão de crédito (47%), seguido por notícias (32,2%) e conteúdo educativo (15,1%).

Nesta pesquisa foram entrevistados 1.268 internautas brasileiros, respeitando as proporções por sexo, faixa etária, renda familiar mensal e distribuição geográfica desse grupo no Brasil. Ou seja, é uma pesquisa com validade estatística dentro do universo de pessoas que acessam a Internet, grupo que representa metade da população brasileira. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais.

Esta é a quarta matéria sobre os resultados da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box: WhatsApp X Messenger X SMS. Ao longo dos próximos dias, outros resultados serão divulgados.