Uma solução brasileira de comércio móvel chamada GoPay, que transforma smartphones em máquinas de POS para pequenos estabelecimentos comerciais e profissionais liberais, foi lançada há cerca de cinco meses e já registra um volume mensal de R$ 400 mil em transações. No momento, há 50 estabelecimentos e profissionais utilizando o sistema. "Há muitos dentistas, médicos, lojas de roupas e restaurantes usando o GoPay. Há até um designer de interiores e um escritório de arquitetura", relata Marcos Schulz, um dos sócio-fundadores da empresa. Outros 50 estão aguardando liberação e há mais de 500 cadastrados no site para serem analisados. A meta da GoPay é atingir R$ 400 milhões em transações por mês dentro de três anos e R$ 15 milhões em receita em 2013.

A solução da GoPay funciona de maneira parecida com aquela da norte-americana Square. O comerciante precisa instalar um aplicativo móvel em seu iPhone ou smartphone Android e acoplar um pequeno leitor de cartão. O sistema lê cartões de todas as grandes bandeiras, como Mastercard, Visa, Amex e Dinners. O consumidor apenas assina com o dedo na tela do aparelho, recebendo em seguida um comprovante por email ou SMS. A GoPay cobra do comerciante uma taxa por transação e um percentual sobre cada venda, cujos valores podem variar de acordo com o volume mensal de transações do estabelecimento comercial.

Leia a matéria que Mobile Time publicou em abril sobre o lançamento da GoPay.