Chegar ao seu destino após uma viagem aérea e não encontrar suas malas na esteira de bagagens é uma experiência desagradável pela qual muitas pessoas já passaram. Para evitar o desconforto de esperar por meia hora ou mais em frente à esteira, em breve será possível para as companhias aéreas enviar informes via SMS para os passageiros sobre a situação de suas bagagens assim que desembarcarem. O serviço será oferecido graças a uma parceria entre a Amadeus, empresa que fornece sistemas de gestão para companhias aéreas, e a Sita, especializada no gerenciamento de bagagens em terra em aeroportos ao redor do mundo, ou "ground handling".

A Amadeus e a Sita integraram seus sistemas, respectivamente o "Altéa Departure Control" e o "Sita BagMessage", este último presente em mais de 200 aeroportos. Na prática, as companhias aéreas poderão acompanhar em tempo real, desde o check in, a localização das malas de cada um de seus passageiros. Isso será feito a partir de check points em cada etapa do manuseio da bagagem, usando RFID ou código de barras. O serviço foi batizado de "Altéa Baggage Tracking" e será disponibilizado no começo do ano que vem em 54 aeroportos internacionais. A decisão de como e quando comunicar os passageiros sobre eventuais atrasos ou extravios ficará a cargo de cada companhia aérea.

Segundo um relatório da Sita, 29,4 milhões de bagagens chegaram atrasadas em 2010. Uma pesquisa recente realizada pela Amadeus, por sua vez, aponta que 34% dos viajantes tiveram problemas com entrega de bagagens em voos recentes. E 37% disseram que gostariam de receber informações em seus celulares se suas malas chegaram ao destino.

Futuro

"O perfil do viajante está mudando. Em 2020 haverá uma proporção maior de turistas da terceira idade com saúde e dinheiro para viajar. Para esse público, é preciso oferecer uma experiência melhor de viagem", analisa o diretor regional de tecnologia da informação para América Latina da Amadeus, Gustavo Murad. Além do rastreamento de bagagem, o executivo aposta em vários outros serviços integrados a dispositivos móveis, como acompanhar o status do voo, realizar o check in e verificar direções dentro do aeroporto para conexões, tudo na tela de celulares, smartphones e tablets. A Amadeus já oferece às suas companhias aéreas clientes a possibilidade de enviar status dos voos por SMS, assim como a realização de check in no celular, tanto via SMS quanto por aplicativo móvel, em Android, iOS e Blackberry.