“Todos têm um segredinho que gostariam de esconder”. Foi com esse pensamento que a empresa de desenvolvimento Mobilevel criou o Secretum, um aplicativo de segurança e privacidade destinado a pessoas físicas para garantir o sigilo de todos os tipos de informação que possam ser armazenados em um smartphone.

Segundo o criador Emerson Frossard, a vantagem do Secretum em relação aos demais dispositivos de segurança existentes no mercado é sua abrangência e simplicidade. “Já havia alguns aplicativos especificos para salvar senhas, proteger fotos. Mas o Secretum junta tudo: qualquer segredo que você tenha pode salvar ali dentro por meio de uma senha. Contatos profissionais, senhas, histórico de navegação em sites, chats de relacionamentos extraconjugais, contatos médicos, fotos”, explica Frossard.

A segurança do sistema é garantida por um mecanismo pelo qual toda e qualquer informação ou senha fica armazenada tão somente no smartphone pessoal do usuário. “Nem nós da empresa temos acesso à senha do usuário. Isso evita, por exemplo, a ação de hackers que porventura pudessem invadir o nosso data center e divulgar informações privativas dos clientes”, diz Frossard.

O app está disponível nas versões gratuita e paga. Nesta última, o usuário tem direito a um maior número de funcionalidades, como criar ícones para organizar suas notas; favoritar sites; e guardar quantos álbuns de foto quiser (no gratuito, somente um álbum é permitido). Ademais, a versão paga não vem com anúncios publicitários.

Entre as novidades do Secretum estão a possibilidade de o usuário criar uma “senha falsa” a qual dá acesso a uma versão “permitida” da área de trabalho, isto é, sem os conteúdos que se deseja esconder. 

Até o momento, o app só está disponível para iphone e ipod touch, mas a próxima atualização do programa contará com uma versão para iPad. Outras novidades que deverão vir a público em breve serão versões do programa em inglês e espanhol. “Nos supreendemos com o sucesso do aplicativo entre o público estrangeiro. Quase 30% dos downloads que tivemos vieram de fora do Brasil”, conta Frossard.

Lançado há menos de uma semana, o Secretum tem média de 300 downloads diários de sua versão gratuita, e sua versão paga chegou ao “top 25” da App Store.

As receitas da empresa com o aplicativo vêm de duas fontes: os anúncios publicitários na versão gratuita e o valor de venda da versão paga. “Não trabalhamos com metas de receita, mas nesse pouco tempo de lançamento estamos colhendo resultados melhores que os esperados”, disse.

Entre os próximos lançamentos da Mobilevel, estão uma versão do Secretum destinada a pessoas jurídicas. “Será um escritorio virtual no mesmo estilo, com senha para proteger todo o conteúdo privativo. Deve ser parecido com o Secretum, mas adaptado ao ambiente de trabalho”, conta.