O tráfego de dados durante a navegação na web via celular cresceu praticamente cinco vezes mais que a base de usuários de internet móvel em um ano. Em comparação com a quantidade de páginas visitadas, o volume de dados cresceu 12 vezes mais, o que poderia indicar que os sites estão ficando mais pesados, ou que o usuário está passando mais tempo em um mesmo domínio. É o que revela um relatório da Opera Software sobre o uso do navegador Opera Mini, referente a março deste ano.

Entre março de 2013 e março de 2014, a base mundial de usuários do Opera Mini aumentou 10,6%, passando de 225 milhões para 249 milhões. No mesmo intervalo de tempo, a quantidade de páginas visitadas no mês por meio do navegador cresceu 4%, de 171 para 179 bilhões. Enquanto isso, o volume de dados trafegados durante essa navegação pelos usuários do Opera Mini saltou 48%, de 3,15 bilhões de MB para 4,68 bilhões de MB. Vale lembrar que os servidores do Opera Mini comprimem em até 90% os dados, para diminuir o impacto sobre a rede das operadoras e os gastos dos consumidores com planos de dados. Se não houvesse essa compressão, o tráfego em março deste ano teria sido de 18 petabytes.

Sites mais acessados

A Opera divulgou também a lista dos sites mais acessados através de seus navegadores móveis na América Latina. Facebook, Google e YouTube se revezam nas três primeiras posições em praticamente todos os países da região. Wikipedia, Yahoo e Twitter também aparecem entre os dez mais acessados em vários mercados latino-americanos. Portais de conteúdo local são minoria. No Brasil, o top dez em março foi o seguinte (em ordem decrescente): Facebook, Google, YouTube, UOL, Yahoo, Globo.com, Wikipedia, Blogspot.com, Abril e WordPress.