A São Martinho, empresa especializada em corte de cana de açúcar, fechou uma parceria com o CPqD para implementar uma rede de banda larga móvel (LTE). O intuito da parceria é criar uma estrutura otimizada para conectar áreas rurais remotas da empresa, além de adicionar aplicações de Internet das Coisas (IoT) para o agronegócio.

Utilizando uma faixa de frequência de 250 MHz (área estipulada para o uso privado através do Serviço Limitado Privado – SLP – da resolução nº617/13 da Anatel), a rede LTE privada possui dez estações de radiobase de 250 MHz instaladas em seis torres na Usina São Martinho de Pradópolis, cidade a 322 quilômetros de São Paulo. A cobertura de cada uma das antenas é de aproximadamente 40 quilômetros, provendo uma rede móvel em tempo real na principal unidade do grupo. Além disso, a São Martinho também passou a utilizar a plataforma de IoT do CPqD, o dojot.

Com a nova estrutura implementada, a empresa de agronegócios poderá coletar dados em tempo real de terminais veiculares inteligentes, também desenvolvidos pelo CPqD com a São Martinho, que estão sendo instalados em colhedoras, tratores e caminhões que trabalham com corte de cana. Esses terminais possuem soluções como Wi-Fi, GPS, RFID e modem LTE.

A parceria conta ainda com a Trópico, firma responsável pela produção e comercialização dos equipamentos. O projeto também possui apoio do BNDES através do AgroTics, um estudo feito para aumentar a eficiência da produção de açúcar e etanol com soluções TIC.