Depois do Messenger, é a vez da seção de eventos do Facebook ganhar um aplicativo à parte. A empresa criou o Events (iOS), por enquanto disponível apenas para o sistema operacional do iPhone. Através dele, o usuário da rede social consegue ver todos os eventos próximos que seus amigos demonstraram interesse, assim como eventos criados por páginas que foram curtidas e eventos para os quais ele já tenha confirmado presença. É possível também navegar por sugestões de eventos com base nos seus interesses, localização e data. E o aplicativo permite importar compromissos de outros apps de calendários, para que o usuário se organizar melhor. Events é sincronizado com a conta do Facebook do usuário. Qualquer ação feita no app aparece no perfil da pessoa na rede social para que seus amigos verem.

Análise

O Facebook é grande demais. É hoje muito mais do que uma rede social, servindo como fonte de notícias, agenda de eventos, mensageiro, serviço de chamadas VoIP etc. São tantas ferramentas, menus e funcionalidades, que é fácil se perder e não aproveitar tudo o que há disponível. Por isso, é melhor às vezes separar algumas das suas ferramentas em apps avulsos. Desta forma, quem tem um interesse maior em determinada funcionalidade consegue usá-la com mais facilidade. A empresa fez isso no caso do seu administrador de páginas. Depois, foi a vez do Messenger. E agora aconteceu com a área de eventos.

Na prática, o Facebook está de desmembrando, ou gerando filhotes. Essas crias podem se tornar novas fontes de receita no futuro. Elas se tornam novas mídias e, ao mesmo tempo, ajudam a capturar ainda mais informações pessoais dos consumidores, o que melhora a segmentação dos anúncios na rede social.