Há uma farta oferta de serviços de corrida de táxi e de automóveis particulares nas grandes cidades brasileiras. Players globais, como Uber e Cabify, disputam espaço com empresas nacionais, como 99 e Easy. Nesta guerra, promoções temporárias são lançadas frequentemente, o que torna difícil para o consumidor saber qual é o serviço mais barato para o seu trajeto no momento em que precisa sair. É para fazer esse cálculo que foi lançado esta semana o aplicativo brasileiro VAH (Android).

O VAH calcula em tempo real quanto custaria a corrida do consumidor nos quatro principais serviços disponíveis no Brasil (99, Cabify, Easy e Uber), levando em conta todas as suas variações de modalidades e promoções, além da tarifa dinâmica do Uber. Pelo Vah, o consumidor pode escolher qual serviço quer usar a cada corrida: ao clicar nele, é redirecionado para dentro do app em questão ou para a Google Play, para baixá-lo.

O braço tecnológico por trás do VAH é a brasileira Mobint. O projeto levou um mês e meio para ser desenvolvido. Foram aproveitadas as APIs abertas do Uber e do Cabify. No caso do 99 e do Easy, que não têm APIs abertas, foram construídas calculadoras que simulam aquelas dos respectivos serviços. É feito um monitoramento diário para verificar a entrada de novas promoções que demandam algum ajuste nos cálculos.

A utilização do Vah é gratuita. No futuro, possivelmente seus criadores poderão negociar alguma monetização com os aplicativos de corridas de automóveis, por levar clientes para eles.