Gestão08/01/2018 às 13h40

Sergio Buniac assume operação da Motorola na Europa

Henrique Medeiros

A Motorola informou nesta segunda-feira, 8, que o presidente da divisão móvel da empresa na América Latina, Sergio Buniac, também será responsável pelo comando da fabricante de handsets na Europa. A ideia da empresa é que o gestor alcance resultados similares aos conquistados na América Latina, agora no continente europeu. Uma de suas missões é fazer com que a divisão móvel Motorola cresça por meio da relação com as operadoras de telefonia.

Formado em engenharia eletrônica na Escola Politécnica da USP, Buniac possui pós-graduação na FGV e MBA na Universidade de Chicago.

Análise

A Europa sempre foi a ‘pedra no sapato’ da companhia dos celulares Moto G. Embora suas vendas tenham crescido na Europa Ocidental em 137% no segundo trimestre de 2017, a fabricante nunca teve forte presença na região. Por outro lado, a base de suas vendas sempre foi o continente americano, desde antes da compra feita pelo Google. Mais recentemente, a Motorola teve como resultado um crescimento de 46% nas vendas de smartphones durante o segundo trimestre de 2017 na América Latina e, apenas no Brasil, teve um incremento de 51% nas comercializações.

Durante a compra da Motorola pela Lenovo, em 2014, o então presidente global da companhia Rick Osterloh (hoje no Google) defendera uma sinergia entre as duas companhias, principalmente em mercados que era menos presente, como Europa e China. Por outro lado, o ex-VP da Lenovo Dan Stone (atualmente na CompuCom) também acreditara que a aquisição poderia ajudar a entrada da Lenovo em mercados que a Motorola era forte (Américas).