O WhatsApp (Android, iOS, Windows Phone) começa testes do serviço de pagamento de pessoa para pessoa (P2P, na sigla em inglês) na Índia. Fontes próximas ao tema confirmaram os testes ao TechCrunch. Além disso, uma série de usuários indianos publicaram as primeiras imagens de seus smartphones com a função de pagamentos P2P via Twitter.

Nos testes, o aplicativo de mensageria estaria trabalhando com os bancos locais State Bank of India, ICICI Bank, HDFC Bank e Axis Bank. Pelo menos desde 2017 o WhatsApp desenvolve o pagamento P2P por meio da tecnologia Unified Payments Interface (UPI). A UPI pôde ser usada no WhatsApp após o governo indiano aprovar sua integração com o serviço de mensagens. Importante frisar que a Índia é um dos países com mais usuários do aplicativo do Facebook, 200 milhões.

Vale lembrar que outros players lançaram ferramentas de pagamento mobile baseada em app de mensageria no mercado indiano, como: TEZ (Google), Hike (Tencent) e a carteira digital Paythm (One 97 Communications).

Como habilitar

Para usar o P2P do WhatsApp, os usuários indianos devem entrar no menu do aplicativo e selecionarem a opção Payment (“pagamento” na tradução para o português). Em seguida devem configurar a função ao confirmar o número de telefone e banco selecionado com autenticação via SMS. Após liberada, o m-payment do WhatsApp aparece na tela principal junto com as opções mensagens, grupos, chamadas e status.