Os norte-americanos e sul-coreanos que vierem para as Olimpíadas do Rio de Janeiro no meio do ano vão poder usar o Samsung Pay para fazer pagamentos. A informação foi confirmada pelo diretor de inovação da Samsung na América Latina, Gabriel Farias, nesta terça-feira, 8. De acordo com o executivo, a tecnologia já está em testes no Brasil e os usuários que utilizam o m-payment na Coreia do Sul e Estados Unidos vão poder utilizá-la por aqui.

Além de terem confirmado recentemente que o m-payment possui parcerias com Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander, o diretor revelou que a Samsung já está fazendo testes com as desenvolvedores de máquinas de pagamentos (mPOS) e com varejistas.

Considerada a terceira e principal fase pré-implantação do Samsung Pay – após parcerias com bandeiras de cartões e adquirentes -, a adoção do sistema de pagamentos móveis da companhia sul-coreana por parte dos varejistas está em testes em empresas "importantes e influentes", segundo Farias.

Questionado se os testes aplicam-se às cadeias com mais de 10 mil lojas – como Lojas Americanas, Magazine Luzia ou Casas Bahia –, o executivo confirmoi, mas não pôde revelar seus nomes. Além da tecnologia, os testes ainda abordariam treinamento da força de vendas e o conceito (marketing) por trás do m-payment.

Gabriel Farias ainda revela que a tecnologia poderá ser usada no Brasil para cartões de crédito, débito, pré-pago e até combos (crédito + débito), mas dependerá dos bancos. Depois do lançamento em terras brasileiras, o serviço de m-payment será lançado em outros países da América Latina, mas ainda não há data prevista.