Saúde08/03/2018 às 20h03

OdontoPrev reduz gastos anuais de R$ 500 mil ao aprimorar uso do app para dentista

Henrique Medeiros

A OdontoPrev (Android, iOS, Windows Phone) conseguiu uma redução de gastos da ordem de R$ 500 mil anuais com a implantação da solução de envio de imagens digitais da cavidade bucal e radiografias por meio do Rede Unna (Android, iOS, Windows Phone), o seu aplicativo para a rede de dentistas credenciados. Antes, essas imagens eram enviadas impressas à operadora de saúde dental para serem digitalizadas e incluídas no prontuário dos pacientes.

“Mais do que isso, houve benefícios ambientais, com a eliminação do uso de películas radiográficas e materiais químicos de revelação, além da otimização dos processos de captura e envio das imagens para os profissionais cirurgiões dentistas credenciados à Rede UNNA”, explica o superintendente de operações da OdontoPrev, Marcos José da Silva.

O executivo revelou a Mobile Time que 2 milhões de imagens foram enviadas ao app Rede Unna para comporem os prontuários dos beneficiários em 2016. No ano seguinte, o número subiu para 3,5 milhões, um aumento de 75%. E, considerando todos os canais e ferramentas disponibilizados pela OdontoPrev para a sua rede credenciada, 6 milhões de imagens. Por sua vez, em 2017 foram 9,5 milhões de imagens, um incremento de 58%.

Com o app, criado há dois anos, o recebimento de imagens via dispositivos mobile hoje soma 38%, sendo que nos três últimos meses de 2017, 860 mil imagens foram enviadas à companhia. Atualmente, 25% das imagens vêm por meio de clínicas radiológicas; 23%, do portal da Rede Unna; e 14%, pelos Correios. Um ano antes, apenas o site e os Correios respondiam por 58% do envio de imagens.

Uso pelos dentistas

O aplicativo é acessado por meio de login e senha do profissional, sendo que o login e o código do credenciado na Rede Unna é o mesmo do portal. Para a conveniência do credenciado, os dados de acesso ficam salvos no smartphone, assim como nos recursos de acesso às lojas. Vale frisar que tanto o login como as galerias de fotos eram reclamações antigas dos dentistas nas lojas de apps, mas foram aprimoradas nas suas últimas atualizações.

“No começo, nem todos os credenciados tinham acesso ao aplicativo e o processo de liberação era manual e executado semanalmente. Atualmente, o app já está liberado para toda a rede”, relatou o superintendente. “A galeria de imagens foi aprimorada para impedir que imagens ficassem retidas no app sem envio à OdontoPrev devido a falha no sinal de comunicação. Foi inserida uma funcionalidade no app Rede Unna que verifica a fila de imagens e reprocessa o envio das pendentes à medida que o smartphone obtém acesso estável à Internet”.

Novidades para os pacientes

Para os assinantes de planos da OdontoPrev, o aplicativo recebeu recentemente a funcionalidade de reembolso digital para os beneficiários dos produtos Prívian (Android, iOS, Windows Phone), marca premium da operadora. A ideia é que a funcionalidade – que permite fotografar e enviar dados da consulta como formulário, recibo ou nota fiscal – seja lançada para os demais usuários da companhia.