Quanto mais jovem, maior a chance de o brasileiro utilizar algum serviço de back-up automático na nuvem de fotos, vídeos e/ou contatos gravados em seu smartphone. É o que revela a segunda pesquisa Mobile Time/Opinion Box sobre o uso de apps móveis pelos internautas brasileiros. Na média, 39,1% deles utilizam algum serviço desse tipo. Quando estratificado por faixa etária, a proporção vai caindo conforme aumenta a idade. Na faixa entre 16 e 29 anos, 44,5% usam algum back-up automático. Entre 30 e 49 anos, são 36,6%. E a partir de 50 anos, somente 26,1%.

Cabe destacar que a penetração desse serviço pode ser até maior, pois 10,2% não souberam responder a pergunta. E 50,8% disseram que não utilizam nenhum serviço de back-up automático.

Àqueles que salvam seu conteúdo automaticamente na nuvem, foi solicitado que indicassem qual o serviço utilizado. A resposta era livre, com campo aberto para o respondente escrever. Na primeira posição está o Google Drive, citado por 33,7% do grupo, seguido por Dropbox (24,8%), OneDrive (13,6%) e iCloud (8,6%). O percentual do Google na verdade é ainda maior, se forem somados os 7,4% que responderam "G+", a rede social da empresa; os 2,7% que responderam "Fotos", nome do app de galeria do Google; os 2,7% que disseram "Google Fotos"; e os 2,3% que apontaram o Gmail.

Foram entrevistados 1.280 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica desse grupo – vale lembrar que metade da população brasileira acessa a Internet. A distribuição por sistema operacional do smartphone dos entrevistados foi a seguinte: Android (81,4%); Windows Phone (8,7%); iOS (7,7%); outros (2,2%).

Esta é a última matéria da série sobre os resultados da pesquisa. Confira abaixo as matérias anteriores, que foram publicadas ao longo desta semana. A partir da próxima segunda-feira, 11, Mobile Time e Opinion Box se dispõem a compartilhar a íntegra da pesquisa para quem se interessar. Basta solicitar através do Fale Conosco do site deste noticiário.