Os criadores de aplicativos móveis foram apresentados às novas versões de ferramentas do Google nesta terça-feira, 8. Durante a Google I/O 2018, conferência anual da empresa para desenvolvedores, foram apresentadas ao público soluções para integrar inteligência artificial (IA), estúdio de desenvolvimento e realidade aumentada (AR) em apps.

Sobre IA, Jason Titus, vice-presidente de desenvolvimento de produtos no Google, frisou que a utilização da inteligência artificial antes era “algo que antes apenas PhDs e especialistas podiam alcançar”, mas agora “todo mundo pode ter acesso” à tecnologia, inclusive os 1 milhão de desenvolvedores da comunidade Android que estão em 140 países.

A primeira novidade em IA são as novas ações (comandos de voz) para a Google Assistant, assistente virtual do Google. Agora, os desenvolvedores terão acesso às funções Action Links, Action Notification, Routine Suggestions, com ações (comandos por voz) para sugerir rotinas, notificações e links de acesso aos usuários. Durante a apresentação das novidades na Assistant, foi revelado que a tecnologia tem mais de 1 milhão de ações disponíveis e pode alcançar 500 milhões ao redor do mundo.

Outra novidade é a atualização do ARCore, o kit de desenvolvimento para realidade aumentada em aplicativos. Agora, a solução passa a ter as funções: Sceneform, desenvolvimento de apps em AR na linguagem Java; detecção de plano vertical, opção que leva o AR para outras superfícies, como muros e mesas; e o Cloud Anchors, uma solução que permite a usuários interagirem entre si de forma colaborativa em tempo real no mesmo local, como jogar, decorar um ambiente ou pintar um muro. Vale frisar que o Cloud Anchors funciona para Android e iOS.

Para a criação pura de apps, os desenvolvedores ganham novas versões do Android Studio (3.2) Canary. A ferramenta inclui a prévia do Android P (9.0), um novo Android Bundle (função que permite reduzir a quantidade de SDKs acessadas pelo usuário) e o Android Jetpack (biblioteca de componentes, ferramentas e guia de arquitetura para acelerar o desenvolvimento de apps no Android Studio).

Outro destaque importante para os profissionais mobile é o fato de o Google liberar a função Google Play Instant para todos os desenvolvedores a partir de hoje. Antes, apenas algumas empresas estavam com acesso à solução.

Também vale frisar que, a partir desta terça-feira, 8, o sistema operacional para Chromebooks, Google OS, passa a aceitar apps baseados em Linux, ou seja, desenvolvedores poderão rodar apps (como o Android Studio) nestes equipamentos.