O WhatsApp começou a integrar aos seus sistemas parceiros que vão revender o acesso à sua versão corporativa, cujo lançamento oficial é esperado para os próximos meses. São empresas que atuam na área de atendimento automatizado (bots e afins) e integradores tradicionais de SMS. Pré-contratos já estão sendo assinados e já foi iniciado o trabalho de conexão de plataformas em alguns casos.

Ainda não está definido qual será o modelo de negócios. Uma coisa é certa: não haverá cobrança por mensagem. O caminho mais provável, de acordo com uma fonte ouvida por Mobile Time, será o de licenciamento, provavelmente por volume de usuários. Isso poderá modificar os preços ou o modelo de negócios de alguns desses parceiros, dependendo de quanto o WhatsApp cobrar.

O WhatsApp lançou alguns meses atrás a sua versão para pequenas e médias empresas, batizada de WhatsApp Business. Ela inclui a verificação da autenticidade da empresa, mas não dá acesso a APIs da plataforma de mensageria. Sua utilização ainda é manual, sem a permissão de bots. A versão para grandes empresas, chamada de WhatsApp Enterprise, por enquanto está em fase de testes. Ela incluirá acesso a APIs e permitirá automação do atendimento.

De acordo com a mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria no Brasil, o WhatsApp está instalado em 96% dos smartphones de internautas brasileiros e 98% dos seus usuários abrem o app todo dia ou quase todo dia. Além disso, 55% deles dizem que já se comunicam com empresas através do WhatsApp.