O aplicativo educacional Qualifica Cursos (Android) alcançou a marca de 100 mil assinantes com apenas seis meses de vida, e almeja atingir 500 mil até o fim do ano, revela Ricardo Drummond, CEO e fundador da mLearn, empresa responsável pelo projeto. Para captar mais usuários, a companhia vem testando campanhas em redes de afiliados, Facebook e Google, além das operadoras móveis.

O aplicativo oferece cerca de 50 microcursos para serem feitos diretamente na tela do smartphone. Eles tratam de temas variados, desde inglês (básico, intermediário e avançado), até fotografia digital, passando por técnicas de vendas, marketing pessoal, técnicas de atendimento, controle de dívidas, técnicas de negociação, preparação para o Enem, dentre outros. O curso mais popular no momento é o de marketing pessoal. Até o final do ano pelo menos mais 20 cursos serão adicionados ao catálogo.

Cada curso tem entre 40 a 180 lições e seu conteúdo é elaborado por especialistas do tema. A formatação é feita usando uma plataforma de construção de cursos digitais desenvolvida pela mLearn. Cada lição é constituída por material multimídia, como vídeos, áudios, textos e também um questionário para avaliar o aprendizado. A realização de uma lição dura em média 20 minutos. Conforme avança pelo curso, o aluno ganha medalhas, para incentivá-lo a ir em frente. Ao concluir todas as lições, pode-se emitir um certificado.

Como degustação, o serviço oferece gratuitamente o curso de colocação no mercado de trabalho. Para os demais, é preciso pagar uma assinatura, que custa R$ 3,99 por semana ou R$ 9,99 por mês. Por esse preço, o usuário pode fazer quantos cursos quiser simultaneamente, enquanto estiver adimplente. A cobrança é feita via carrier billing, disponível nas operadoras Claro, Oi e Vivo. A conexão com o billing das teles é feita por meio de um acordo com a Zenvia.

“Muitas pessoas não podem estudar porque não têm tempo ou dinheiro. Oferecemos educação por um preço baixo para essas pessoas aproveitarem micromomentos ao longo do seu dia. São micromomentos de aprendizagem”, descreve Drummond.

61% dos assinantes do Qualifica são jovens, com idade entre 18 e 34 anos. Um pouco mais da metade (54,15%) são homens, informa a mLearn.